A Usimontec começou suas atividades no ano de 2004, em Nova Roma do Sul - RS, com o objetivo de produzir caixas redutoras para válvulas. Após um ano de atividade, implantou a unidade de fundição, o que possibilitou suprir as necessidades de componentes em ferro fundido para as caixas redutoras.
Em 2007, a empresa ampliou o setor de fundição passando a contar com dois novos pavilhões, totalizando 3.000m² de área construída. Além disso, adquiriu um forno de 1 tonelada, aumentando sua capacidade de fundição para 80 toneladas/mês. Com todos estes investimentos, a Usimontec passou a fornecer componentes para válvulas em diversos materiais.
O ano de 2008 foi marcado por um grande acontecimento, a empresa consolidou seu sistema de qualidade e obteve a certificação ISO 9001, definindo o padrão não só para os sistemas de gestão da qualidade, mas também para os sistemas de gestão de maneira geral.
Com o avanço a empresa trouxe o processo de calcinação de areia de tecnologia italiana para o setor de fundição, se tornando a pioneira no Rio Grande do Sul e servindo de exemplo no ramo a nível nacional, aliando a qualidade e tecnologia em seu processo.
Em 2017, foi adquirido um forno de tratamento térmico, que deu mais agilidade e qualidade à produção.
Com o objetivo de ampliação do tamanho de peças produzidas a usimontec em 2021 fez a aquisição de mais um forno de indução aumentando sua capacidade para produzir peças de até 4.500 kg.
Atualmente, em uma área de 70.000m2, sendo 8.000m2 de área construída, a Usimontec possui capacidade de fundição que chega a 200 toneladas/mês em diversas ligas de aços, tendo como especialidade a fundição de válvulas, geração de energia e peças para guindastes. A Usimontec confirma sua vocação empreendedora a fim de oferecer sempre o melhor a seus colaboradores e clientes.
A preocupação com a qualidade norteia o trabalho da Usimontec. A empresa é certificada pela norma ISO 9001 e possui um laboratório moderno e totalmente equipado para fazer ensaios em areia, propriedades mecânicas (resistência a tração, escoamento e alongamento), ensaios de corrosão intergranular (sensitização), ensaios de impacto charpy, análise de gases (nitrogênio e oxigênio), metalografia e análises químicas, entre outras.
O controle de qualidade conta com inspetor qualificado e integrado com o processo, conforme normas internacionais (ASTN-SNT) e dispõe internamente de todos os equipamentos necessários, assegurando o atendimento a requisitos e especificações dos produtos solicitados pelo cliente.
Todo esse cuidado, desde a matéria prima até o produto final, objetiva conquistar a satisfação e segurança dos clientes com produtos altamente confiáveis.
A Usimontec Sul iniciou a operação do sistema de calcinação de areia no ano de 2010, sendo a pioneira na implantação do processo no Rio Grande do Sul. Este equipamento de calcinação da Usimontec tem como principal objetivo retirar os resíduos orgânicos da areia, transformando-a em matéria-prima, ou seja, Areia Nova.
Uma grande vantagem do processo é que a areia pode ser reutilizada inúmeras vezes com características melhores que a nova, pois ela sai da calcinação com o grão expandido, dimensões estabilizadas, arestas arredondadas e isento de materiais orgânicos residual, que com uma concentração elevada compromete a resistência dos Moldes durante o Processo de Moldagem e geram gases durante o Vazamento.
Além de possuir o Certificado de Regularidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), e a Licença de Operação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), mantém a constante preocupação em equilibrar produção/tecnologia com a sustentabilidade do planeta.