institucional quem somos

A Usimontec começou suas atividades no ano de 2004, em Nova Roma do Sul - RS, com o objetivo de produzir caixas redutoras. Após um ano de atividade, implantou a unidade de fundição, o que possibilitou suprir as necessidades de componentes em ferro fundido para as caixas redutoras.

Em 2007, a empresa ampliou o setor de fundição passando a fabricar peças fundidas em aço, em diversos materiais.

Em 2008, a Usimontec foi certificada pela Norma IS0 9001 com o seguinte escopo projeto, manufatura, e comercialização de atuadores de engrenagem, peças fundidas em ferro fundido, aço carbono e inoxidável.

Usimontec
Pèça fundida na Usimontec

Com o avanço a empresa trouxe o processo de calcinação de área da tecnologia italiana para o setor de fundição, se tornando a pioneira no Rio Grande do Sul e servindo de exemplo no ramo a nível nacional, aliando a qualidade e tecnologia em seu processo.

A Usimontec sempre atenta às oportunidades do mercado em 2012 ampliou seu segmento de atuação com a instalação de uma Fundição por Centrifugação.

Atualmente, em uma área de 48.800m2, sendo 7.000m2 de área construída, a Usimontec possui capacidade de fundição que chega a 200 toneladas/mês em diversas ligas de aços.

A Usimontec confirma sua vocação empreendedora a fim de oferecer sempre o melhor a seus colaboradores e clientes.

Nossa Qualidade

A preocupação com a qualidade norteia o trabalho da Usimontec. A empresa é certificada pela norma ISO 9001:2008 e possui um laboratório moderno e totalmente equipado para fazer ensaios em areia, propriedades mecânicas (resistência a tração, escoamento e alongamento), ensaios de corrosão intergranular (sensitização), ensaios de impacto charpy, análise de gases (nitrogênio e oxigênio), metalografia e análises químicas, entre outras.

Todo esse cuidado, desde a matéria prima até o produto final, objetiva conquistar a satisfação e segurança dos clientes com produtos altamente confiáveis.

O reconhecimento ao forte investimento em qualificação abriu portas de empresas como a GE (General Eletric).

Laboratório de qualidade Usimontec
Pèça fundida na Usimontec

preocupação ambiental

A Usimontec Sul iniciou a operação do sistema de calcinação de areia no ano de 2010, sendo a pioneira na implantação do processo no Rio Grande do Sul. Este equipamento de calcinação da Usimontec tem como principal objetivo retirar os resíduos orgânicos da areia, transformando-a em matéria-prima, ou seja, Areia Nova.

Uma grande vantagem do processo é que a areia pode ser reutilizada inúmeras vezes com características melhores que a nova, pois ela sai da calcinação com o grão expandido, dimensões estabilizadas, arestas arredondadas e isento de materiais orgânicos residual, que com uma concentração elevada compromete a resistência dos Moldes durante o Processo de Moldagem e geram gases durante o Vazamento.

Além de possuir o Certificado de Regularidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), e a Licença de Operação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), mantém a constante preocupação em equilibrar produção/tecnologia com a sustentabilidade do planeta.

NOSSOS SERVIÇOS